Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.



Participe do fórum, é rápido e fácil

Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.

Aquaristas

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    Saiba como fazer um teste de PH Caseiro

    Denner
    Denner
    Administrador
    Administrador

    Fichas no Fórum: : 35
    Mensagens : 54
    Data de inscrição : 24/06/2014

    Saiba como fazer um teste de PH Caseiro Empty Saiba como fazer um teste de PH Caseiro

    Mensagem por Denner Dom Jul 06, 2014 8:30 am

    Você vai encontrar neste post:
    1. O que é PH?
    2. qual a importância disso no aquarismo
    3. O que é um teste de PH?
    4. Como fazer um teste de PH caseiro.


    Vamos as respostas

    1. O que é PH?

    Segundo a definição do Wikipedia:

    O pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (pH < 7, a 25 °C), neutra (pH = 7, a 25 °C), ou básica/alcalina (pH > 7, a 25º C). Uma solução neutra só tem o valor de pH = 7 a 25 °C, o que implica variações do valor medido conforme a temperatura.
    pt.wikipedia.org/wiki/PH

    Ou Seja o PH é o nível de acidez de um liquido. Mas Falando de forma mais cientifica o PH = potencial  hidrogênico referindo-se aos íons H+ quanto maior for a presença deles mais ácido será o liquido em questão do contrario mais básico/alcalino será.


    2. qual a importância disso no aquarismo?

    Ele é muito importante no aquarismo pois o metabolismo dos peixes faz parte também de um processo químico.
    O PH é uma característica química da água e como tudo está ligado, então uma mudança de PH irá afetar todos os outros processos químicos que ocorrem em meio liquido inclusive o metabolismo desses peixes.
    Ou seja o PH Influenciando no metabolismo do peixe irá influenciar diretamente na saúde e na expectativa de vida do mesmo, fazendo do PH um fator fundamental para o bom funcionamento do seu aquário.

    3. O que é um teste de PH?

    O teste de PH nada mais é que um processo no qual se mede o nível de acidez da água.
    Normalmente utiliza-se uma tabela de cores para tal. Nesta tabela cada cor indica um nível diferente de PH.

    Saiba como fazer um teste de PH Caseiro EscalaPHcaseiro

    A imagem acima é um exemplo de tabela usada para o teste mais existem outras com outras cores que apresentam uma escala mais precisa ou seja intervalos numéricos menores.

    4. Como fazer um teste de PH caseiro.

    Em primeiro lugar, vantagens e desvantagens  do teste caseiro.

    Vantagens:
    É barato,pode ser produzido em quantidade grande e ser armazenado(desde que fique livre de contaminações).
     resolve o problema principalmente em emergências,
    e substitui os testes de loja em casos de NÃO haver necessidade de minuciosa precisão numérica.(sua precisão numérica apesar de não ser grande é suficiente em casos normais).

    Desvantagens:
    Possui precisão numérica um pouco inferior dos testes comprados e possui cheiro um pouco desagradável no momento da sua produção.


    Opinião:
    Uso o teste a mais o menos um mês e até agora ele tem sido bastante útil na medição do PH do meu aquário que na ultima medição  estava com PH = 6 .
    Estou satisfeito com o teste e na minha opinião ele tem substituído muito bem o teste comprado claro que se eu precisar regular a acidez por exemplo para 4 ou 8.8 (que são medidas que não estão na escala) eu precisarei de um teste com prado, mas para as minhas necessidades básicas até agora tem sido suficiente.

    VAMOS AO TESTE

    Materiais:
    3 folhas de Repolho Roxo se forem folhas pequenas use 4.(tem que ser roxo)
    Água (se for possível destilada mas eu sempre faço com água comum da torneira e da certo.)
    1 panela media.

    Modo de preparo:
    Pique as folhas de repolho em pedaços pequenos e coloque na panela.
    acrescente água até cobrir.
    coloque a panela no fogo e deixe ferver.
    Apos ferver retire do fogo e deixe esfriar.passe em uma peneira para separar o liquido dos pedaços de repolho
    pegue uma determinada quantidade de aguá do aquário mais o menos 100 ml (meio copo desses de vidro em que vem requeijão) e acrescente o liquido mais o menos uma xícara de café dessas pequenas.
    A partir desse momento basta observar a cor e comparar com a da tabela deste post.

    Quando fizer o teste em sua casa deixe um comentário contando-nos sua experiência com este teste.


    Espero ter colaborado para o aprofundamento dos seus conhecimentos.






    Foram utilizados como base para a construção deste post os sites abaixo e minha experiência como aquarista:
    http://quartzodeplasma.wordpress.com/2012/06/17/teste-de-ph/
    http://www.peixefauna.com/t2922-teste-de-ph-caseiro
    https://www.google.com.br/#hl=pt-BR&safe=off&q=ph&tbs=dfn:1&tbo=u&sa=X&ei=nHmiULSFJ4XY9ATg4YGwBA&ved=0CB4QkQ4&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=d564c23e975b9886&bpcl=38093640&biw=1163&bih=635
    http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=38401
    http://brunoaquario.blogspot.com.br/2008/01/ph-e-sua-importncia.html
    imagem retirada de: http://quartzodeplasma.wordpress.com/2012/06/17/teste-de-ph


    Pri Fonseca
    Pri Fonseca

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 06/07/2014

    Saiba como fazer um teste de PH Caseiro Empty Re: Saiba como fazer um teste de PH Caseiro

    Mensagem por Pri Fonseca Dom Jul 06, 2014 9:41 pm

    Legal
    Thiago
    Thiago
    Criador de Bettas
    Criador de Bettas

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 05/06/2014
    Localização : Porto Alegre, Rio Grande do Sul

    Saiba como fazer um teste de PH Caseiro Empty Re: Saiba como fazer um teste de PH Caseiro

    Mensagem por Thiago Ter Jul 08, 2014 3:02 pm

    vou tentar fazer um

    Conteúdo patrocinado

    Saiba como fazer um teste de PH Caseiro Empty Re: Saiba como fazer um teste de PH Caseiro

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 8:06 am