Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.



Participe do fórum, é rápido e fácil

Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.

Aquaristas

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    Curiosidades sobre o peixe betta

    Aquaristas
    Aquaristas
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 118
    Data de inscrição : 05/06/2014
    Localização : São Paulo, Brasil

    Curiosidades sobre o peixe betta Empty Curiosidades sobre o peixe betta

    Mensagem por Aquaristas Seg Ago 11, 2014 10:14 am

    Curiosidades sobre o peixe betta 84aa1131-7eae-47ad-8766-9697d81315d3
    Shutterstock/Johannes Kornelius

    O peixe betta recebeu esse nome pois surgiu nas águas próximas a uma tribo de guerreiros agressiva e territorialista, chamados Ikan Bettah, que habitavam as regiões que hoje pertencem à Tailândia.

    A fama de ser um Peixe de briga

    O peixe betta ficou conhecido como peixe de briga, mas na verdade isso acontece porque o macho da espécie defende seu território da presença de outro macho e por isso os Asiáticos criaram o hábito de colocar machos de betta juntos para vê-los brigarem até a morte.

    Ninhos de bolhas


    Curiosidades sobre o peixe betta 569c3a17-c925-4ada-a6e4-a93a5bf278dd
    Peixe betta e bolhas de ar Shutterstock/Eric Isselee

    O peixe betta um animal ovíparo, ou seja, a reprodução se dá através de ovos e de forma muito interessante. Quando o macho está pronto para acasalar, constrói um ninho feito de pequenas bolhas de ar envoltas por um muco bucal. Quando este ninho está pronto, uma fêmea "ovada" deve ser colocada no aquário (quando a fêmea está "ovada", seu ventre fica inchado e aparecem linhas verticais que indicam que ela está pronta para a reprodução).

    Em contato com a fêmea, o macho vai até ela e curva o seu corpo sobre o dela, abraçando-a, fazendo-a expelir seus ovos. No mesmo instante, o macho libera seus espermatozóides na água onde ocorre a chamada fecundação externa. Após a postura dos ovos, é necessário tirar a fêmea do betário.

    Os ovos fecundados vão se depositando no fundo do aquário e em seguida, o macho pega delicadamente um por um e vai colocando no ninho. Neste momento, é importante diminuir o nível de água do aquário no máximo 10 cm para que diminua a pressão da água sobre os ovos.

    Após 48hs nascem os alevinos e o macho continua cuidando de seus filhotes até que possam nadar e se alimentar sozinhos, o que geralmente ocorre após sete dias. Neste momento é preciso tirar o macho do aquário, pois durante o tempo que ele cuidou dos filhotes, ficou sem se alimentar, portanto, faminto, pode devorá-los.

    Doenças


    Curiosidades sobre o peixe betta 9e7d2838-989d-4fba-b722-046b8034ffa9
    Peixe betta Shutterstock/mikeledray

    O surgimento de doenças no peixe betta pode ter diversas razões e as principais são água, alimentação de má qualidade e temperatura abaixo da indicada.

    O peixe betta deve ser alimentado com rações próprias para sua raça. Escolha uma marca de boa qualidade e alimente em pequenas quantidades por vez retirando as sobras. Já a água deve ser trocada parcialmente a cada 15 dias por água mineral ou filtrada.

    A temperatura da água deve ficar entre 27ºC. No inverno, em dias muito frios, convém usar um aquecedor de 1 watt de potência, ou uma lâmpada sobre o aquário. A temperatura incorreta pode predispor ao desequilíbrio do Ph, o que pode ocasionar o desenvolvimento de micro-organismos como fungos e bactérias causadoras de doenças.


    Leia Também: Doenças comuns e tratamentos

    Fonte: Bbel

      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 2:00 pm