Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.



Participe do fórum, é rápido e fácil

Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.

Aquaristas

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    Como Aclimatar seu peixe

    Aquaristas
    Aquaristas
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 118
    Data de inscrição : 05/06/2014
    Localização : São Paulo, Brasil

    Como Aclimatar seu peixe  Empty Como Aclimatar seu peixe

    Mensagem por Aquaristas Qua Jul 23, 2014 9:11 pm

    A correta aclimatação do peixe ao introduzi-lo no aquário é fundamental para a sua saúde e sobrevivência, tanto no curto quanto no longo prazo. Por isso, tentaremos esclarecer algumas dúvidas e evitar fatos comuns e inconvenientes que decorrem do manejo incorreto dos peixes, como, por exemplo, a morte prematura do animal que faz com que muitos Aquaristas desistam do hobby, achando que se trata de algo muito difícil.


    O que é a aclimatação?


    Hoje a técnica da aclimatação já é mais popular entre os Aquaristas e é, normalmente, ensinada pelos vendedores no ato da compra.
    Consiste em fazer com que o peixe se acostume com a água que encontrará no aquário e é normalmente descrita como "deixar o saquinho boiando antes de colocar o peixe no aquário". Iremos um pouco mais além e explicaremos outras formas de fazer a aclimatação.

    Por que é necessário fazer a aclimatação?

    A água possui uma série de parâmetros químicos variáveis, como o pH e a concentração de sais minerais dissolvidos. Além dos parâmetros químicos existem parâmetros físicos como a temperatura.
    Por serem variáveis, é de se supor que os parâmetros da água do saquinho onde está o peixe, não sejam iguais aos do seu aquário.
    Qualquer organismo aquático, utiliza mecanismos para se adaptar às condições do ambiente em que se encontra. Os peixes utilizam um mecanismo chamado osmorregulação.
    Realizar alterações muito bruscas nos parâmetros químicos da água impede que este mecanismo se adapte às novas condições, o que pode levar o peixe ao óbito ou promover o surgimento de doenças.

    Técnicas de aclimatação:

    Deixar o saquinho boiando:
    Esta técnica é quase sempre adotada pelos Aquaristas e tem como função adaptar o peixe à temperatura do aquário.
    Para realizá-la basta deixar o saquinho, ainda fechado, flutuando na superfície do aquário. Mantenha-o assim por cerca de 20 minutos.
    Não esqueça de apagar as alguns minutos antes para evitar que as lampadas aqueçam o plástico, caso estejam muito próximas da superfície. Além disso, apagar as luzes reduz o estresse do animal.

    Adicionar pequenas quantidades de água:
    Após o término da primeira etapa da aclimatação, abra o saco plastico com cuidado e prendá-o de modo que, mesmo aberto, fique flutuando na superfície sem risco de afundar.
    Agora, você irá colocar, a cada 5 minutos, pequenas quantidades de água do aquário dentro do saquinho. Não exagere na quantidade de água, a saúde do seu peixe depende da sua paciência. Coloque entre 20 e 30% do volume do saquinho. Por exemplo, se o saquinho tem 500mL de água, coloque 100mL de água do aquário à cada 5 minutos.
    Quando o saco plástico estiver completamente cheio, retire parte da água, deixando-o com o volume inicial e reinicie o processo.
    Após terminada esta segunda etapa, você poderá colocar o peixe no aquário. Ele estará adaptado aos parâmetros químicos e físicos do novo ambiente.

    Aclimatando em aquários já habitados:
    Algumas espécies de peixe podem apresentar comportamentos territorialistas, o que os torna agressivos com outros habitantes do aquário. Isso é mais notório quando se introduz um peixe em um aquário já habitado.
    Procure sempre se informar sobre as características de comportamento de todas as espécies do seu aquário e mantenha juntas apenas as espécies compatíveis.

    Para evitar problemas, sempre alimente os peixes antes de iniciar a aclimatação do novo peixe. Logo após alimentá-los apague as luzes. Isso fará com que fiquem menos agressivos e ativos.
    Pode-se também mudar a disposição da decoração antes de introduzir um novo peixe. Com isso os habitantes antigos perdem o referencial de seus territórios e ficam mais doceis. e ficam mais doceis.


    Fonte: [Dicas de Aquário

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 12:20 pm