Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.



Participe do fórum, é rápido e fácil

Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.

Aquaristas

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    Qual a melhor opção o Co2 DIY ou o Co2 Profissional?

    Aquaristas
    Aquaristas
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 118
    Data de inscrição : 05/06/2014
    Localização : São Paulo, Brasil

    Qual a melhor opção o Co2 DIY ou o Co2 Profissional? Empty Qual a melhor opção o Co2 DIY ou o Co2 Profissional?

    Mensagem por Aquaristas Sex Ago 01, 2014 5:42 pm


    Acho que essa é uma pergunta que a maioria dos Aquaristas que tem ou pensam em ter plantas em seu aquário já se fizeram!

    Por isso decidi escrever sobre esse assunto, antes de começar quero deixar claro que está é uma opinião pessoal sobre as duas alternativas mais comuns quando se trata do uso de Co2 em aquários, e minha intenção ao escrevê-lo é ajudar alguém que esteja dúvida entre uma destas duas opões.

    Mãos a obra!

    Se você está começando agora e quer inserir suas primeiras plantas no aquário, não tem muito dinheiro para investir ou quer fazer algum tipo de teste antes de gastar uma pequena fortuna em um cilindro de Co2 Profissional, a opção DIY (faça você mesmo) seria a melhor opção, por sua facilidade e o baixo custo, para montar seu primeiro Sistema de Co2 DIY popularmente conhecido como “Garrafada”, você vai precisar apenas de duas garrafas PET, alguns metros de mangueirinhas de oxigênio, cola de contato ou silicone e uma mistura de água, bicarbonato de sódio e açúcar.

    O valor para montar um esquema de Co2 DIY não corresponde a um décimo do valor de um kit profissional, porém como alguns dizem e eu também tenho que concordar, com o dinheiro investido nas garrafadas ao longo dos anos é possível comprar um kit profissional, por isso acho que o CO2 caseiro é uma opção paliativa e temporária.

    Quando montei a minha primeira garrafada já a algum tempo e com um difusor DIY também, ela durava algo em torno de 15 dias e isso me deixou muito feliz, pena que minha alegria durou pouco pois alguns meses depois devido ao “sucesso” do meu projeto decidi alterar este difusor para um profissional, para melhorar a difusão do Co2 com a água ajudando mais na  evolução das plantas. Para minha tristeza o tempo de duração da garrafada foi reduzida drasticamente para menos da metade 6 dias,  acredito que isso tenha ocorrido por que para o uso do difusor “de verdade” a pressão exigida para que o gás saia do difusor é muito maior, pois ele usa uma espécie de cerâmica com furos minúsculos, no caso do difusor FVM essa cerâmica é substituído por uma madeira que tem seus poros maiores e exige menos pressão e por isso a garrafada durava tanto, depois de alguns dias a garrafada já não tem tanta pressão assim para empurrar o gás para pela cerâmica do difusor profissional e por este motivo acredito que a garrafada já não compensa tanto assim, pois toda a semana tenho que mexer no sistema FVM.

    Apesar de nunca ter tido um kit profissional pelo seu alto custo, acho que esta seria a melhor opção para um plantado devido a sua durabilidade e também o controle maior que você teria da saída de gás, com isso não condeno o uso do Co2 FVM pelo contrário ele me vem sendo útil até hoje. Existe outro problema também na utilização do Co2 FVM é impossível desligar o gás através de algum tipo de válvula, pois o gás é produzido constantemente pelo fermento, se você fecha a saída ele se acumula na garrafa e ela consequentemente explodiria e garanto a vocês que isso não seria nada legal, a única solução para “desativa-lo” durante a noite seria remover a mangueira de saída de gás do aquário, o que eu considero inviável. Para que você tire suas próprias conclusões, coloquei alguns prós e contras de cada sistema.

    Prós e contras das duas formas de injetar Co2 na água do aquário:

    Co2 Caseiro

    Prós:
    Preço.
    Rapidez para se montar uma garrafada, em 15 min na sua casa com algumas mangueiras usadas naquelas bombas de oxigênio, um regulador de  ar, duas garrafas e uma cola de secagem rápida ou silicone (neste caso vai demorar mais uma pouquinho)  você consegue montar uma.

    Contras:

    Pode ocorrer algum acidente e a mistura ir parar dentro do aquário.
    As conexões podem se romper causando uma bagunça danada dentro de casa e pode ter certeza, você não vai gostar nada disso, pois onde cair essa mistura consequentemente ira nascer mofo. (por isso nunca tente em hipótese alguma prender o gás dentro da garrafa).
    Durabilidade, a garrafada dura pouco e exige trocas da solução quase que toda semana.

    Co2 Profissional


    Prós:

    Segurança.
    Durabilidade, um cilindro de Co2 de 500g se regulado de forma e desligado durante a noite, pode durar até 3 meses (segundo algumas informações que me foram passadas como nunca tive um cilindro não posso afirmar isso a vocês).
    Os resultados com as plantas com certeza vão ser mais satisfatórios do que com a garrafada.

    Contras:

    Preço
    Às vezes é difícil achar algum lugar para recarregar o Co2 do cilindro próximo a sua casa.

    Gostaria de deixar claro, que essa é a minha opinião sobre essas duas alternativas e se alguém tiver alguma opinião ou experiência diferente pode deixa-la registrada nos comentários.



    Fonte: AquaVicio

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 11:50 am