Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.


A importância da ciclagem em um aquário

Compartilhe
avatar
Aquaristas
Administrador
Administrador

Mensagens : 118
Data de inscrição : 05/06/2014
Localização : São Paulo, Brasil

A importância da ciclagem em um aquário

Mensagem por Aquaristas em Seg Jul 21, 2014 3:13 pm

Por que ao montarmos um aquário devemos esperar algumas semanas para povoá-lo?

O Futuro aquariófilo deve ter em mente a importância de reproduzir com o máximo de fidelidade o habitat natural das espécies pelas quais decidiu. Considerando que nosso eco-sistema é restrito a um volume ínfimo comparado com o seu habitat natural, a filtragem biológica ganha um status ainda maior na manutenção e na qualidade dos organismos que desejamos ter em nossa “pequena caixa de vidro”, embora extremamente rica em cores e formas.

O que é a filtragem biológica?
A matéria orgânica composta em síntese (por alimentos não consumidos, excrementos dos animais) são decompostos por micro-organismos (bactérias).
A quantidade de bactérias é pequena em um novo aquário, algumas vêm com a água e outras com o substrato.

O que devemos fazer?
Devemos esperar que essas bactérias se multipliquem e possa decompor com eficiência a matéria orgânica. O ideal é deixá-las por quatro a seis semanas se multiplicando antes de colocarmos os peixes.
Ciclo do Nitrogênio

Como é decomposta a matéria orgânica?
A decomposição da matéria orgânica acumulada é realizada pela ação das bactérias e o seu resultado é a Amônia (NH3/NH4), extremamente tóxica para os peixes, principalmente para os peixes de água alcalina e marinha.
Após a decomposição da matéria orgânica em Amônia, esta segue o processo de decomposição pelas bactérias aeróbicas do gênero Nitrossomas que oxida a Amônia em Nitrito (NO2) um composto tóxico, porém com menor poder tóxico. Continuando o ciclo, as bactérias do gênero Nitrobacter, oxidam o Nitrito em Nitrato (NO3), um composto com um grau menor de toxidade, comparado aos seus antecessores.
Parte desse Nitrato gerado é consumido por micro e macro algas e animais sendo desde bactérias, invertebrados, corais e até peixes. O ciclo do nitrogênio se completa com a redução do composto oxigenado decompondo-se em nitrogênio (N2) e assim por diante.

Então vale a pena esperar o aquário ciclar?
A filtragem biológica é uma filtragem de extrema utilidade, pois contribui para não acumulo Amônia, além de fornecer Nitrato para beneficiar os animais do aquário.
Seja paciente e presenteie seus amigos aquáticos com um lar consciente.


Fonte: Dudibras
Autor: Herrera

    Data/hora atual: Dom Maio 20, 2018 10:59 pm