Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.


PAULISTINHA (DANIO RERIO)

Compartilhe
avatar
Denner
Administrador
Administrador

Fichas no Fórum: : 35
Mensagens : 54
Data de inscrição : 24/06/2014

PAULISTINHA (DANIO RERIO)

Mensagem por Denner em Ter Jun 24, 2014 9:56 am


Nome científico: Brachydanio rerio
Nome popular: Paulistinha
Família: Cyprinidae
Reprodução: Ovíparo
Alimentação: Onívoro
Temperatura: 26ºC
Ph: 6.5 a 7.0
Tamanho máximo: 5cm
Litragem mínima: 40 litros
Gh: 4 a 12 gDH
Região do aquário: todas
Distribuição: Região nordeste da Índia, de Calcutá até Masulipatam

Dimorfismo sexual: As fêmeas bem desenvolvidas, e maduras sexualmente tendem a ser mais volumosas e com cores mais suaves que os machos, sua cor no fundo do corpo é puxado pro branco prateado, enquanto no macho é puxado para o amarelo ouro.

Alimentação.

O Paulistinha, é um peixe onívoro e sua alimentação deve ser variada, afim de garantir uma boa saúde ao peixe. Alimentos como, artêmias salinas, rações em flocos, e alimentos liofilizados são bem aceitos.

Reprodução.

A reprodução dos Paulistinhas é favorável em águas rasas, entre 11 a 15cm de profundidade, e em temperatura entre 24 a 26ºC. O aquário deverá ser plantado e exposto parcialmente ao sol. Coloque a fêmea 1 dia antes da procriação, e o macho na mesma noite. O casal irá normalmente desovar nas primeiras horas da manhã e seus ovos serão depositados nas plantas. Cerca de 500 ovos serão postos. Após a desova, o casal deve ser bem alimentado e removido do aquário. Após cerca de dois dias os ovos devem eclodir, alimente os alevinos com ração própria para alevinos, que se desenvolverão rapidamente.

Sobre o peixe.

Apesar do nome popular Paulistinha, esse peixinho muito comum entre os aquaristas, é originário da Índia, mas recebeu esse nome devido a suas peculiares listras em seu corpo, que lembram a bandeira paulista. O Paulistinha, é um ótimo peixe para aquaristas iniciantes, devido a facilidade de manutenção e resistência do mesmo. No comércio é possível encontrar as variedades, comum e ouro, ambas com nadadeiras comuns ou véus.

São peixes cardumeiros, então nem pense em colocar apenas 1 ou 2 exemplares sem eu aquário, é recomendado no minimo 5. São peixes relativamente rápidos, porém não é aconselhado mistura-los com peixes muito maiores, pois podem virar alimento dos mesmos. É bom salientar também que o aquário deve ser tampado, pois esses peixinhos gostam de saltar.


Fontes:

http://www.peixesornamentais.info/index.php?Itemid=32&id=143&option=com_content&task=view

http://www.aquaonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1755:paulistinha&catid=133:peixes

    Data/hora atual: Dom Maio 20, 2018 11:12 pm