Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.


Mato Grosso (Hyphessobrycon eques)

Compartilhe
avatar
Denner
Administrador
Administrador

Fichas no Fórum: : 35
Mensagens : 54
Data de inscrição : 24/06/2014

Mato Grosso (Hyphessobrycon eques)

Mensagem por Denner em Seg Jun 30, 2014 6:37 pm



Nome científico: Hyphessobrycon eques

Nome popular: Matogrosso

Família: Characidae

Origem: Amazônia

Tamanho: 4 cm

Litragem mínima: 40 litros

Temperatura: 26ºC

pH: 6.6 a 7.2

Reprodução: Ovíparo

Dimorfismo sexual: O macho costuma apresentar coloração mais intensa, enquanto as fêmeas são mais volumosas.

Alimentação: São peixes onívoros, e aceitam praticamente qualquer tipo de alimento oferecido, porém uma dieta balanceada e variada é importante para a saúde do peixe, que será retribuída com uma bela coloração avermelhada e alegria ao aquário. Pode ser oferecido rações em flocos, grânulos, e alimentos vivos, como as artêmias, tubifex, etc.




Reprodução: Como na reprodução da maioria dos peixes, para ser reproduzido, é necessário que se reproduza no aquário condições, parâmetros semelhantes aos encontrados na natureza, no caso do matogrosso, deve-se manter o pH ácido, utilizando fibra de coco, turfa ou Black water extract (vendido em lojas de aquarismo), isso também deixará a água com cor de chá. A temperatura não deve estar em menos que 26ºC.

Deixe o aquário em local de pouca iluminação, e pouca movimentação, evitando assim o estress do peixe. Coloque muitas plantas naturais, de preferência plantas pouco exigentes em relação a iluminação. No período de reprodução, a fêmea apresentará ventre bem mais roliço e jogará os ovos na corrente, o macho fará a fertilização, então os ovos irão para o fundo do aquário. Tome nota de que o matogrosso, como muitos outros peixes, comem seus próprios ovos, portanto após a desova e fertilização, separe os peixes dos ovos. Os ovos eclodiram entre 2 ou 3 dias, quando os alevinos nascerem, alimente-os com náuplios de artêmia ou cistos da mesma.

Sobre o peixe:
Peixe amazônico de coloração geral rosada, com nadadeiras vermelhas e a dorsal preta com margem branca. O hyphessobrycon eques, é um ótimo peixe para aquários comunitáros, com um pequeno detalhe, quando estão em grupos de mais de 5 exemplares, tendem a ser territorialistas, e beliscam a nadadeira de peixes mais frágeis. Apesar disso, são peixes muito ativos e resistentes. Na natureza forma cardumes de muitos indivíduos, portanto é necessário que sejam mantidos em cardumes em aquários também, quanto mais melhor, em um mínimo de 5. O matogrosso também costuma brigar entre si, e durante essas disputas acentuam sua coloração ao máximo, e abrem suas barbatanas, ocasionalmente lançam-se contra o adversário.


Fontes:
Imagens: Google
http://www.vivaterra.org.br/peixes_ornamentais_2.htm
http://www.melhorpeixe.com/peixe-matogrosso-hyphessobrycon-eques.html
Edições, alterações e informações extras próprias.
Você pode ajudar a complementar e/ou corrigir informações desta ficha.
Utilize o nosso formulário de contato ou deixe seu comentário neste tópico.


Última edição por Aquaristas em Qua Jul 02, 2014 1:41 pm, editado 4 vez(es) (Razão : Links das imagens arrumado)

    Data/hora atual: Qui Nov 22, 2018 5:53 am