Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.


Camarão Fantasma (Macrobachium lar.)

Compartilhe
avatar
Denner
Administrador
Administrador

Fichas no Fórum: : 35
Mensagens : 54
Data de inscrição : 24/06/2014

Camarão Fantasma (Macrobachium lar.)

Mensagem por Denner em Sex Jun 27, 2014 9:14 pm

Nome Popular: Camarão Fantasma

Nome Científico: Macrobachium lar.


Temperatura da Água: 20 – 30 ºC (Ideal 22 ºC)

Parâmetros da Água: pH 6.5 – 7.5

Taxa de reprodução: alta

Comportamento / Sociabilidade: Vivem em grupo. São camarões pacíficos, se adaptam facilmente a aquários comunitários e ótimos para a "equipe de limpeza".

Dificuldade: Fácil






Introdução
Esta é uma espécie maravilhosa de se manter e sem dúvida possui uma bela coloração. Este não é um camarão de cor azul escura, é de um azul muito mais claro. Algumas pessoas sugeriram que o Camarão Blue Pearl (Azul Pérola) deveria ser chamado de “Camarão Ice Blue” (Azul Gelo) devido a coloração atraente desta espécie.

Origem
O Camarão Blue Pearl é diretamente ligado ao Camarão Snowball (Camarão Bola de Neve). Tanto o Camarão Blue Pearl quanto o Camarão Snowball foram selecionados geneticamente pelo Ulf Gottschalk na Alemanha e derivados do Neocaridina cf. zhangjiajiensis selvagem até atingirem suas respectivas cores. O Camarão Blue Pearl foi reproduzido por um longo período de tempo para vagarosamente expor a coloração azul. Este processo é bem tedioso além de consumir bastante tempo, então devemos apreciar bastante esta espécie assim como o trabalho de seu criador.

Reprodução
A reprodução acontece a cada 2 meses, eles carregam os ovos por aproximadamente 3 semanas. O tempo de formação de cada geração é de aproximadamente 3-5 meses, dependendo da temperatura, pois não haverá reprodução se a temperatura for muito baixa. Reproduzir o Camarão Blue Pearl é muito fácil desde que a água do aquário esteja limpa e não em condições inadequadas; se esta espécie estiver feliz e saudável se reproduzirá rapidamente, quase tão rápido quanto o Camarão Red Cherry. O Camarão Blue Pearl requer, virtualmente, exatamente as mesmas condições que o Camarão Red Cherry , Camarão Amarelo, e Camarão Snowball. Por favor lembre-se que o Camarão Blue Pearl não pode ser mantido com nenhum camarão Neocaridina senão eles vão cruzar e criar híbridos.
Lembre-se que todas as mutações de cor (resultantes de cruzamento seletivo) são reproduzidos para manter suas respectivas cores, então se fizer a reprodução entre as variações com os mesmos genes vai de encontro ao propósito até de criar os que já foram selecionados. Por favor leia o artigo “Estes Camarões Irão Cruzar Entre Si?” para maiores detalhes sobre reprodução cruzada e híbridos. Para mais informações sobre o ciclo de reprodução dos camarões de água doce, por favor leia o artigo A reprodução do camarão de água doce no aquário.

Aparência
Alguns dos Camarões Blue Pearl apresentarão pontos vermelhos ao longo do corpo, isto acontece por conta da coloração azul não ter se fixado completamente na nova geração e alguma coloração vermelha oriunda da espécie selvagem ainda existir. Mas pontos vermelhos não significam que o indivíduo é um híbrido. Por favor, dê uma olhada na foto abaixo para ver um exemplo dos pontos vermelhos. Entretanto não se surpreenda sobre como sua coloração é maravilhosa se vista pessoalmente, independente de pontos vermelhos. Como a maioria dos camarões, você tem que ver o Camarão Blue Pearl pessoalmente para verdadeiramente apreciá-lo.

Alimentação
É melhor alimentar uma vez ao dia. Apenas sirva uma quantidade de comida que possa ser consumida pelos camarões em 2-3 horas no máximo. Não é bom alimentar em excesso e deixar comida por muito tempo no aquário, pois a superalimentação é uma conhecida causa de morte e pode causar variação na qualidade da água. Lembre-se que na natureza camarões são catadores, eles irão comer tudo o que encontrarem e não são acostumados a ter comida disponível o tempo todo. Deixar de alimentá-los por um ou dois dias é bom e não prejudicará esta espécie. Algumas vezes eu deixo de alimentá-los por alguns dias para que eles limpem o aquário, ajudando assim na qualidade da água.

Sexagem
Sexar o Camarão Blue Pearl é muito fácil, exatamente como outras espécies de Neocaridina como o Camarão Red Cherry, Camarão Snowball, etc. Os ovos do Camarão Blue Pearl são quase sempre acastanhados/verdes e a sela da mesma cor, típico das espécies Neocaridina. Nas fotos abaixo você pode ver como o macho é menor, possui cor azul menos intensa, e o ventre é uma linha reta sem a forma curva. Fêmeas são muitos mais fáceis de identificar pois são maiores que os machos, tem uma cor azul mais escura, além de ter o ventre curvo.

Parâmetros da água
O Camarão Blue Pearl prefere água levemente alcalina com dureza média-alta, mas são como outros da espécie Neocaridina que são facilmente adaptáveis a várias condições. A temperatura pode variar entre 20°C e 30°C. Tenha certeza que tem oxigênio suficiente dissolvido na água caso a temperatura esteja alta.
O mais importante é a filtragem biológica eficiente, com a manutenção dos parâmetros de amônia sempre zerados

Além disso, não toleram o Cobre. Portanto, evite produtos que possuam esse elemento químico.
Por exigirem uma filtragem biológica eficiente, sugerimos o uso de cerâmicas biológicas de qualidade e mídias de filtragem químicas também de boa procedência. Indicamos os produtos da seachem matrix e purigem. Removedores de amônia também são úteis.


Imagens: Google
Fonte: Peixes Ornamentais

Você pode ajudar a complementar e/ou corrigir informações desta ficha.
Utilize o nosso formulário de contato ou deixe seu comentário neste tópico.

    Data/hora atual: Dom Dez 09, 2018 2:10 pm