Aquaristas

Olá Convidado seja bem vindo ao Fórum Aquaristas,

Para você poder ter acesso a todo conteúdo é necessário que faça login.
Se ainda não tem cadastro se registra-se.

O cadastro é gratuito e leva no máximo um minuto para ser preenchido.


Kinguio (Carassius auratus)

Compartilhe
avatar
Denner
Administrador
Administrador

Fichas no Fórum: : 35
Mensagens : 54
Data de inscrição : 24/06/2014

Kinguio (Carassius auratus)

Mensagem por Denner em Sex Jun 27, 2014 9:05 pm




Nome Popular: Kinguio, Kingyo, Goldfish, Peixe Japonês, Kinguio Pearlscale

Nome Científico: Carassius auratus, Linnaeus, 1758

Família: Cyprinidae

Origem: Ásia

Sociabilidade: Grupos

PH: 7.0 a 7.6

Temperatura: 18 a 26ºC

Dureza da água: mole a média

Expectativa de vida: Cerca de 10 a 20 anos.

Manutenção: Média

Tamanho adulto: Aproximadamente 20 a 30 cm

Os kinguios são muito brincalhões e bastante sociáveis, adoram uma vida comunitária, convivendo sem problema com as outras espécies, como os tanicts, lebistes, carpas, entre outros. O único detalhe a ser considerado é não colocá-lo junto com peixes que atacam (como os tetras, paulistinha e sumatras), eles beliscarão as suas longas nadadeiras. São bastante resistentes e não darão trabalho ao seu criador.
Sua única exigência é quanto a aeração do aquário, que deverá ser bem eficiente, para não deixá-lo com falta de ar, pois eles necessitam de muito oxigênio. Coloque-os num recipiente grande, com cerca de 120 litros para um kinguio e 45 litros para cada peixe adulto, isso é necessário porque o kinguio pode atingir grandes proporções, na natureza ele chega a 30 cm. Aguenta temperatura entre 10 e 28 graus, mantenha o pH
No Brasil, as espécies mais conhecidas são: “Telescópio”- que possuem os olhos esbugalhados e salientes; “Celestial”- sem nadadeira dorsal e com os olhos virados para cima; “Cometa”- mais semelhante ao peixe, vermelho comum, a nadadeira caudal se divide em 2 lóbulos alongados; “Cauda de leque”- nadadeira caudal dupla e cada parte também bifurcada, formando um total de 4 lóbulos; “Cabeça de leão”- cabeça coberta por um volumoso dobramento de pele, semelhante a uma juba, não tem nadadeira dorsal e a cauda é dupla; “Cauda de véu”- a nadadeira caudal é completamente dividida e pende abaixo do corpo.
Com relação à alimentação, tome cuidado com a quantidade ministrada nas 3 refeições diárias que o peixe deve receber. As porções devem ser proporcionais para que eles comam tudo em 3 minutos, já que excessos de comida deixam a água ainda mais leitosa. Os kinguios comem praticamente de tudo: verduras picadas, cereais, tubifex, comida seca, minhocas. Nunca ofereça alimentos que fermentam, eles podem causar uma série de perturbações gástricas e geralmente levam o peixe à morte (devido ao atrofiamento e deformação do corpo, seu intestino é comprimido e sofre com a fermentação de alimentos).




Outras informações: Os melhores companheiros para kinguios são outros kinguios! Existem várias opções de cores das mais diversas variedades que podem ser combinadas para compor uma fauna diferenciada, assim como também existe a opção de manter um grupo de peixes da mesma variedade e cor.

Como Diferenciar as variedades de kinguios mais comuns:

Black Moor - É a variedade negra do kinguio Telescópio, seus olhos são um pouco menos saltados do que nos outros Telescópios. Esta variedade fica com aproximadamente 25 cm quando adulto, é um peixe de nado um pouco mais lento que o dos outros kinguios.

Bolha - Não possui nadadeira dorsal, seu corpo é mais "reto" e apresenta grandes bolhas em torno dos olhos. Estas bolhas são sensíveis e a pele pode se rasgar com facilidade, portanto cuidado com a decoração do aquário e os companheiros. Esta variedade fica com aproximadamente 15 a 30 cm quando adulto, é um peixe de nado mais lento que o dos outros kinguios.

Cálico - Este termo se refere às escamas do peixe e pode se aplicar a diversas variedades, aparecendo em conjunto com as mesmas. E a mistura de escamas transparentes e metálicas, que produzem um efeito perolado.

Cometa - Seu corpo é alongado e mais delgado que o das outras variedades, sua nadadeira caudal é bifurcada e longa. Esta variedade fica com aproximadamente 25 cm quando adulto e apresenta nado mais rápido que o dos outros kinguios.

Kohaku - Este termo se refere à coloração do peixe, que apresenta o corpo branco, com manchas vermelhas dispersas pelo dorso.

Lionhead - Não possui nadadeira dorsal, apresenta o corpo "reto" e mais curto. O formato diferenciado de sua cabeça chega a cobrir até a área dos opérculos e normalmente demora cerca de 1 ano para se definir completamente. Esta variedade fica com aproximadamente 12 a 15 cm quando adulto, é um peixe de nado mais lento que o dos outros kinguios.

Miracéu - Também chamado de "Celestial", não possui nadadeira dorsal, o corpo é mais "reto" e seus olhos são voltados para cima. Teve origem em uma mutação do kinguio Telescópio, no século 18, esta variedade fica com aproximadamente 15 cm quando adulto.

Oranda - Semelhante ao Lionhead, mas possui nadadeira dorsal. O formato diferenciado de sua cabeça, conhecido por "coroa" - onde a coroa possui o aspecto de uma framboesa - leva um bom tempo para se definir completamente, geralmente após o 2º ou 3º ano de vida do peixe. Esta variedade fica com aproximadamente 20 a 30 cm quando adulto.

Pearlscale - O corpo desta variedade é oval e suas escamas são pronunciadas, lembrando o formato de pequenas pérolas. Esta variedade fica com aproximadamente 15 cm quando adulto.

Pompom - O corpo desta variedade é curto como o do Lionhead e seu nome vem do septo nasal aumentado, que se move de acordo com o movimento natatório. Esta variedade fica com aproximadamente 12 cm quando adulto.

Ranchu - Não possui nadadeira dorsal, apresenta o corpo arqueado e a nadadeira caudal é mais curta. Sua cabeça apresenta um formato diferenciado, conhecido por "coroa" ou "capuz", onde a coroa possui o aspecto de uma framboesa e o tamanho final do capuz pode levar um bom tempo para se definir completamente. Esta variedade fica com aproximadamente 15 cm quando adulto, é um peixe de nado mais lento que o dos outros kinguios.

Ryukin - Sua principal característica é o dorso bem arqueado, esta variedade fica com aproximadamente 15 cm quando adulto.

Telescópio - Sua principal característica é relacionada aos olhos, que são saltados como se fossem um telescópio. Também é conhecida por Demekin, Globe Eye e Dragon Eye Goldfish, sua visão não é tão acurada quanto a das outras variedades e fica com aproximadamente 20 cm quando adulto.

Imagens: Google

Você pode ajudar a complementar e/ou corrigir informações desta ficha.
Utilize o nosso formulário de contato ou deixe seu comentário neste tópico.

    Data/hora atual: Dom Maio 20, 2018 10:53 pm